sexta-feira, 8 de julho de 2011

Na Cabralândia

 Cabral controlará órgãos criados para fiscalizar sua conduta ética

Por Gustavo Alves, na Folha:
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou ontem(05/07) um código de ética para si mesmo, cujo cumprimento será fiscalizado por pessoas nomeadas por ele. O peemedebista indicará os membros de dois órgãos criad
os para julgá-lo: a Comissão de Ética de Alta Administração e a Comissão de Ética Pública Estadual. A primeira entidade terá representantes da Casa Civil do governo, da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Secretaria de Fazenda. Outros dois cargos caberão à Procuradoria-Geral do Estado e à Defensoria Pública. A segunda comissão reunirá integrantes da sociedade civil, também escolhidos pelo peemedebista. “Chama a atenção”, criticou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Ele também lamentou que “o governador precise decretar um código de ética para que ele também tenha ética”.
A criação do código e das comissões de ética são uma resposta às críticas que Cabral tem recebido por suas relações com os empresários Fernando Cavendish, da Delta Construções, e Eike Batista, do grupo EBX. O caso veio à tona com a revelação de que Eike emprestou um jatinho para Cabral festejar o aniversário de Cavendish na Bahia. O texto aprovado ontem proíbe o governador e demais agentes públicos de “receber presente, transporte, hospedagem, compensação ou quaisquer favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares, festas e outros eventos sociais” de pessoas interessadas em negócios com o Estado. Em caso de descumprimento, a punição prevista é uma “censura ética”. De olho nas eleições municipais de 2012, o PMDB encomendou pesquisa de opinião para medir se o caso resultou em dano à imagem de Cabral.
Blog Reinaldo Azevedo


Comentário: Seria cômico, se não fosse trágico! Se o Brasil fosse um país sério, Cabral já estaria afastado do cargo e respondendo um processo criminal; primeiro por suas relações com empreiteiros e empresários e segundo por conta desse "código de conduta ética" que é um insulto ao povo do rio de Janeiro.

Nenhum comentário: