sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Faltam professores, mas sobram notas em Ciep


Estudantes do Colégio Mário Lima, em São João de Meriti, não tiveram uma aula sequer de Filosofia, mas no boletim aparece 5 como resultado das provas bimestrais

Além de sofrerem com a greve de professores iniciada em 7 de junho, os alunos da rede estadual são prejudicados pela escassez de mestres no ano letivo. Mesmo com o buraco na grade horária, os boletins são completados com notas 5 (média para passar de ano) em ‘disciplina-fantasma’ — que nem chegaram a estudar. É o que ocorre no Ciep Mário Lima, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Um professor da unidade está inconformado: “Estão maquiando a realidade. Se a escola está ruim no Ideb, temos que melhorar, mas não inventando nota”, disse o mestre, que não se identificou. Em 2009, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade das escolas, foi 1,9 nesse Ciep. A escala vai até 10.

Sem aula de Filosofia desde o início do ano, alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram surpreendidos com média 5 na disciplina. “As notas das provas nem foram lançadas, mas aparece a de uma disciplina em que nem tenho professor. É um absurdo!”, lamentou Rayza Souza, 17, do 2º ano.
Cursando o 3º ano do EJA, Paulo Santos, 18, recebeu boletim com nota fictícia: “Até hoje não sei o que é Filosofia”. A Secretaria de Educação afirma não ter orientado a escola a tomar essa medida e enviou equipe à unidade para apurar a denúncia além de prometer lançar as notas corretas. Se comprovada a fraude, o responsável será punido, garante. Procurada, a direção da escola não quis comentar.
Professores se reúnem hoje, às 14h, em assembleia no Clube Municipal, na Tijuca, para decidir se mantêm a paralisação que já dura 67 dias.
O Dia 

Nenhum comentário: