terça-feira, 9 de agosto de 2011

'Fazenda' de atuns é esperança para a espécie, ameaçada pela pesca predatória

A perspectiva de criar o ameaçado atum atlântico desde as ovas até chegarem a adultos maduros está cada vez mais próxima. Uma empresa americana conseguiu pela primeira vez que milhões de ovos se tornassem larvas do animal em um centro de pesquisa no Mar Adriático, na costa da Croácia.
A Umami Sustainable Seafood, de San Diego, informou que essa foi a primeira vez que atuns em cativeiro se reproduziram naturalmente sem que fossem tratados com hormônios. Segundo a companhia, em breve será possível pescar os atuns, fonte de cobiçada a cara variedade de sashimi, em "fazendas" como a que está desenvolvendo. A Umami já cria os peixes capturando filhotes no oceano e mantendo-os os cativeiro até ficarem adultos.
- Embora ainda tenhamos muito trabalho pela frente para atingir nosso objetivo de desenvolver um processo economicamente viável de criar os peixes desde as ovas, este resultado prova que nossas experiências para melhor entender a espécie estão funcionando - disse Oli Valur Steindorsson, presidente da Umami.

Nenhum comentário: