sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prova ABC mostra que 57,2% das crianças não aprendem matemática


Resultados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgados nesta quinta-feira, mostram que 57,2% dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, o que corresponde a antiga segunda série, não conseguem resolver problemas básicos de matemática, como soma ou subtração.
A Prova ABC - uma avaliação feita pelo movimento Todos Pela Educação por meio de parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope - mostrou ainda que 43,9% dos alunos da mesma fase não tiveram desempenho satisfatório em leitura.
Em matemática a média nacional de alunos que aprenderam o esperado em matemática chegou a 42,8%. Nas escolas privadas essse índice é 74,3% e nas púbolicas de 42,8%. Na prova de leitura a média nacional foi de 56,1% - 79,0% nas privadas e 48,6% nas públicas. Na prova de escrita a média de todo o país chegou a 53,4% - 82,4 nas escolas particulares e 43,9% nas públicas
O levantamento apresenta ainda uma grande diferença entre os resultados das escolas privadas e das escolas públicas. As operações básicas de somar e subtrair dos alunos das escolas públicas que chegaram ao nível esperado chegam a 32,6%. Isso significa que de cada grupo de 100 alunos apenas pouco mais de 32 alcançaram o conhecimento mínimo esperado.
O resultado da Prova ABC leva em conta a mesma escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por compor a nota do Ideb, que é o principal indicador de qualidade da educação do país. Em leitura, ao atingir pelo menos 175 pontos na avaliação, os alunos conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos, como lendas, contos, fábulas e histórias em quadrinhos, e perceber relações de causa e efeito nas narrativas. A marca de 175 pontos em Matemática indica que as crianças que estão no 3º ano (antiga 2ª série) têm, por exemplo, domínio da soma e subtração e conseguem resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas.
O Globo

Comentário: E essa situação vai se repetindo pelas séries seguintes, sendo empurrada com a barriga, fica mais grave, pior! Até que os alunos chegam ao ensino médio com os mesmos conhecimentos (ou a falta deles!) que tinham no 3º ano, aí é um desastre total! Vai falar com um aluno do 1º ano que ele não sabe matemática!!! Não sabe interpretar um texto(ou mesmo o enunciado de uma questão)!!! É confusão na certa...aparece o pai ou responsável na escola, dizendo que é um absurdo o que o professor falou; que o filho(a) sempre foi bom aluno(a) e sempre "tirou boas notas" na escola! Aí o professor do ensino médio faz o quê?!? Ou manda pra frente do jeito que der, ou reprova um monte...triste, mas é a realidade que vivemos!

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