sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Chile: Senado aprova veto a entidades lucrativas na Educação

Após uma série de debates intensos, a Comissão de Educação do Senado chileno aprovou na tarde desta quarta (31), por 4 votos a 1, o projeto de lei que proíbe aportes financeiros estatais a entidades com fins lucrativos no setor da educação.

Além dos cinco senadores integrantes da comissão, também estiveram presentes na votação o ministro da Educação, Felipe Bulnes, e representantes da Confech (Confederação dos Estudantes do Chile).

Carlos Cantero (independente), Ignacio Walker (Democracia-Cristã, centro), Alejandro Navarro (Movimento Amplo Social, esquerda) e Jaime Quintana (PPD, Partido pela Democracia, centro-esquerda) votaram a favor da medida. O único voto contrário foi de Ena Von Bauer (UDI, União Democrática Independente, extrema-direita pinochetista).

Bulnes participou do debate explicando que o governo é contra a proposta porque, segundo ele, "mais importante do que sacar [do setor] todas as instituições, boas ou ruins, constituídas como sociedades comerciais, deve-se acabar, independente da razão social, com todos os estabelecimentos ruins e fomentar os estabelecimentos considerados bons".

O senador independente, Carlos Cantero, rebateu o argumento do governo, afirmando que "a educação pública não poderia ser pior e o Estado promove uma educação de péssima qualidade". Já Ena Von Baer (UDI) afirma que, se a proposta for aprovada, haverá o corte de cerca de 4 mil empregos.

O projeto ainda precisa ser votado no plenário das duas casas legislativas e referendado pelo presidente para entrar em vigor.

Vermelho 

Nenhum comentário: