quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mostra interativa 'Química para um mundo melhor' fica aberta até novembro

Com projeto interativo e experiências ao vivo, a exposição “Química para um Mundo Melhor” fica aberta até 6 de novembro no saguão principal da Estação Ciência, na Universidade de São Paulo (USP). O evento é baseado em quatro pilares - nutrição e saúde, construção e cuidados para o lar, energia e recursos, mobilidade e comunicação - e é parte das comemorações do Ano Internacional da Química no Brasil.

O objetivo é convidar o público a descobrir como a química faz parte do nosso cotidiano e de que forma ela pode ajudar a pensar um futuro mais sustentável. “Ainda existe muito preconceito, as pessoas acham que essa ciência é uma coisa ruim”, afirma o professor do Instituto de Química da USP Guilherme Marson.
Apesar de os objetos interativos, como um celular gigante com explicações sobre a sua composição química, terem destaque na exposição, são as ilhas com as experiências que atraem os visitantes. No local, alunos do curso de Química da USP mostram o comportamento florescente de vários materiais e apresentam como é feito um plástico, entre outras maravilhas da ciência para os olhos atentos do público.
Assim como desvendar de que forma a matéria está presente no nosso cotidiano, a mostra visa incentivar o interesse dos jovens por carreiras ligadas à ciência. “Há uma necessidade grande de mão de obra qualificada tanto para a educação quanto para a indústria química”, afirma Marson, responsável pela exposição.
Para acompanhar as comemorações do Ano da Química foram lançados o webjogo e o livro “Onde está a Química?” (disponível em pdf)
Estadão

Nenhum comentário: