quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Petrobras abrirá 17 mil vagas até 2015, 4 mil só em 2012



Oportunidades serão destinadas a candidatos de níveis Médio, Médio Técnico e Superior




 A Petrobras vai abrir 17 mil vagas no País até 2015. Das oportunidades, quatro mil serão já no ano que vem. Os dados estão no plano de negócios da companhia, divulgado ontem e adiantado pela coluna Concursos & Empregos no início do mês. 

A estatal planeja fazer dois processos seletivos por ano. Mas o número poderá ser ampliado, de acordo com a necessidade. Em 2011, foram feitos quatro concursos públicos.

As chances serão destinadas a candidatos de níveis Médio, Médio Técnico e Superior. “O maior número será destinado aos cargos de engenheiro, geólogo, geofísico, técnico de operação e técnico de manutenção”, afirmou Lairton Corrêa, gerente de Gestão do Efetivo da Petrobras.

A estatal criou um site para interessados em ingressar na indústria de petróleo, gás e energia e no setor naval. Ele direciona o internauta às informações sobre qualificação da mão de obra: www.profissoesdefuturo.com.br. 

Outra boa notícia para quem atende aos pré-requisitos é que as inscrições para o processo seletivo da BR Distribuidora vão até o dia 31. A oferta é de 90 vagas em níveis Médio e Superior. Os salários são de até R$ 6.217,19. Mais detalhes e edital completo no site www.cesgranrio.org.br.

Saiba como se preparar

ESTUDOS ANTECIPADOS
Mesmo que os editais de interesse não tenham sido lançados, é importante iniciar os estudos o quanto antes, apontam especialistas. De acordo com o diretor do Concurso Virtual, Marcelo Marques, o preparo deve começar pelas matérias mais cobradas nas provas, como Língua Portuguesa, Inglês e Matemática. 

DISCIPLINAS POR NÍVEL
“Em Língua Portuguesa, para os cargos de Nível Superior, o candidato deve se direcionar para os tópicos Compreensão e Interpretação de Textos, Ortografia, Morfologia e Sintaxe”, orienta Marcelo Marques. Já para os cargos de Nível Médio, segundo ele, serão cobrados os mesmos tópicos, mais Morfossintaxe, Sintaxe, Pontuação e Semântica.

PERFIL DA ORGANIZADORA
Em geral, a banca responsável pelas seleções da Petrobras é a Cesgranrio, que tem estilo semelhante ao da Fundação Carlos Chagas. “Em Atualidades, são cobrados elementos do cotidiano. Costuma-se utilizar gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de visualização e de interpretação”, explica Marques. A banca distribui questões por todos os itens do edital, mantendo um nível homogêneo, de acordo com o professor.

DETALHES DA BANCA
As provas de Língua Portuguesa da Cesgranrio têm, normalmente, textos extensos e várias questões de interpretação. “Mas, ainda assim, as questões gramaticais são maioria, apesar de estarem normalmente vinculadas ao texto apresentado”, diz Rian Geraisste, professor de Português do Grupo Maxx Educacional. 

QUESTÕES DE PROVAS
Segundo Rian Geraisste, as questões gramaticais mais recorrentes em provas da organizadora são de Regência, Concordância e Crase, além de questões de Ortografia e uso de palavras que se confundem, como “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê”. “Vale ficar atento, porque a disciplina que é o ‘Calcanhar de Aquiles’ da maioria e que mais reprova em concursos é Português”, alerta Geraisste. 

MATERIAL DE BASE
Interessados em ingressar na Petrobras podem ter acesso a provas e gabaritos de seleções passadas (2009, 2010 e 2011), disponíveis na Internet. O material serve como base. Veja: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/concursos/.
O Dia

Nenhum comentário: