domingo, 1 de janeiro de 2012

Chuva deixa Nova Friburgo em alerta máximo



O município de Nova Friburgo, na Região Serrana, entrou em alerta máximo quanto ao risco de transbordamento do Córrego Dantas, na região de Vendas das Pedras. A informação é do Centro Estadual de Administração de Desastres, órgão ligado a Defesa Civil do Estado.
Por volta das 15h30 as sirenes do sistema de alerta e alarme em Corrego Dantas foi acionada. A Defesa Civil começou a retirar as pessoas da localidade para pontos de apoio.
Segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as estações de Olaria, Nova Friburgo e Vendas das Pedras todas apresentam acumulado de 10mm chuva na última hora.

Na Região Serrana chove desde a noite deste sábado. Os municípios de Petrópolis e Teresópolis se encontram em estado de atenção. Na BR-040, no km 78 da Serra de Petrópolis, na Fazenda Inglesa, foi registrada a queda de uma pedra, que deixou a rodovia em meia-pista no início da tarde.
Os municípios de Macaé, no Norte Fluminense, assim como Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, também estão em estado de atenção.
O Dia

Córrego transborda e moradores são recebidos em pontos de apoio da Defesa Civil


A chuva que começou a cair na noite de 31 de dezembro e se intensificou na manhã deste domingo (1°) deixou a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, em estado de alerta máximo. A informação foi dada pelo sub-coordenador de Defesa Civil Róbson Teixeira.

- O problema foi que um pequeno trecho do córrego Dantas transbordou pela manhã. Por sorte, na parte da tarde a chuva diminuiu e o córrego começou a voltar ao leito.

Apesar do transbordamento, a água do rio não chegou a invadir as casas da região de Venda das Pedras, conforme explicou Teixeira. Os moradores de áreas de risco que se sentiram ameaçados estão sendo recebidos em pontos de apoio da Defesa Civil espalhados pela cidade.

- Não há ninguém ilhado, mas algumas pessoas estão inseguras com o mau tempo. Temos 95 pontos de apoio abertos para receber a população.

No início do ano passado um temporal que atingiu a região serrana deixou sete cidades, estre elas Nova Friburgo, devastadas e com cerca de mil mortos.

Teresópolis
O município de Teresópolis, também na região serrana, entrou em estado de atenção, de acordo com da Defesa Civil. O grande volume de chuva derrubou árvores na cidade, sendo que uma delas destruiu parcialmente uma casa. Ninguém ficou ferido.

A região do Parque do Imbuí ficou sem energia depois que galhos atingiram a fiação. Moradores de áreas de riscos são aconselhados a procurarem casas de amigos e parentes em locais mais seguros.
R7

Um comentário:

GENEALOGIA disse...

Endereços pontos de apoio em Nova Friburgo: http://novafriburgo.rj.gov.br/defesa-civil/#.TwEgDdTOVv5