sábado, 17 de março de 2012

Morre geógrafo Aziz Ab'Saber

O corpo do geógrafo Aziz Ab'Saber foi enterrado por volta das 11h deste sábado (17) no Cemitério da Paz, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Ab'Saber morreu aos 87 anos na manhã desta sexta-feira (16), após sofrer um infarto em sua casa na Grande São Paulo.

O velório foi iniciado na noite de sexta no salão nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo. Membro da Academia Brasileira de Ciências, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor emérito da FFLCH e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Ab'Saber foi um dos pesquisadores mais respeitados do país.

Nascido em São Luiz do Paraitinga (SP) em outubro de 1924, o cientista era referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais.

Foi presidente da SBPC de 1993 a 1995 e atualmente trabalhava no Instituto de Estudos Avançados. Segundo a SBPC e a USP, Ab'Saber trabalhou normalmente até um dia antes de sua morte, quando entregou à Sociedade um conjunto de DVDs com sua obra completa.

Na dedicatória, ele escreveu: “tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da Universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade”.

O pesquisador acumulou prêmios ao longo de sua carreira. Recebeu o Prêmio Jabuti em ciências humanas, em 1997 e 2005, e em ciências exatas, em 2007; o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, dado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1999; o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, em 2001; e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências.

A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo a ser publicada, o terceiro volume da coleção “Leituras Indispensáveis”, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.
G1

Nenhum comentário: