sexta-feira, 30 de março de 2012

Novo gerador de energia eólica que flutuará a 1 km de altura


Os parques eólicos terrestres podem se tornar coisa do passado quando os geradores flutuantes entrarem em funcionamento.

A empresa Altaeros Energies especializada em energia eólica, situada nos EUA, anunciou que desenvolveu com sucesso um gerador de energia, ainda em formato de protótipo, com uma potente turbina que funcionará flutuando no ar. A pesquisa contou também com a participação do Massachusetts Institute of Technology.

A versão final irá flutuar a mais de 1.000 metros, local onde os ventos são muito mais fortes e com mais consistência, de acordo com a empresa. Os responsáveis pela pesquisa mostraram no teste realizado que a altitude elevada proporcionou o dobro da produção de energia eólica tradicional.

A empresa relata que sua invenção reduzirá os custos de uma usina eólica terrestre em 65%, visto que o tempo de instalação cairia de vários meses para apenas algumas semanas, gerando mais eletricidade em menor tempo.

“Durante décadas, as turbinas eólicas têm exigido guindastes e torres enormes para levantar algumas peças extremamente pesadas”, explicou Bem Glass, o inventor da nova versão e chefe-executivo da empresa.

“Estamos entusiasmados para demonstrar que os modernos materiais infláveis podem levantar turbinas eólicas em locais de ventos mais fortes em quase todas as partes do mundo. Com uma plataforma que reduz os custos a preços competitivos e de fácil configuração”, salientou Glass.

A AWT usa um escudo cheio de hélio para inflar e subir, com amarras fortes que seguram toda a estrutura, enviando eletricidade para um coletor no chão.
Jornal Ciência

Nenhum comentário: