domingo, 1 de abril de 2012

Roubos de veículos sobem 31% no estado do Rio


Os índices de criminalidade divulgados na sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), referentes a fevereiro, indicam que o mês teve um aumento de 31,1% nos registros de roubos de veículos no estado em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.953 casos. Se esse tipo de crime teve resultado negativo no estado, pior ainda ocorreu com os municípios da Grande Niterói — Niterói, São Gonçalo e Maricá —, com 352 casos, 97% a mais na comparação com fevereiro de 2011.

Na capital, esse tipo de crime teve aumento de 23,1% nos registros, num total de 940 ocorrências. A Secretaria de Segurança informou na sexta-feira que foi feita na última quarta-feira uma reunião com a cúpula das polícias Civil e Militar, justamente para analisar os índices de roubo de veículos. Entre as medidas acertadas, de acordo com a secretaria, está a cobrança por maior integração entre os setores de inteligência das duas corporações. Outra medida será melhorar a forma como esses crimes são registrados na delegacia, para que a polícia tenha informações mais precisas que agilizem as investigações.


Homicídios no interior do estado sobem 27,1%
Os números do ISP mostram ainda que os casos de homicídio em todo o estado ficaram praticamente estagnados em relação a fevereiro do ano passado: mais 3,3%. Foram registrados 380 assassinatos. Destaque negativo, no entanto, para os registros de homicídio no interior do estado, que tiveram salto de 27,1 %, com 103 casos. Na capital, houve redução: 121 homicídios, cinco a menos que no mesmo mês de 2011. O mesmo ocorreu com os municípios da Baixada Fluminense, com 110 registros, também cinco a menos na comparação com fevereiro do ano passado.

Entre os bons índices, o ISP divulgou que o número de roubos a pedestres chegou ao menor patamar para o mês de fevereiro desde 2007, com 4.500 ocorrências (menos 5,1% em relação ao mesmo mês em 2011). Houve queda também nos roubos de celulares e em ônibus.
O Globo

Nenhum comentário: