sábado, 5 de maio de 2012

Vazamento de água atinge parte de acervo da Biblioteca Nacional

Direção diz que defeito em ar-condicionado causou vazamento no 4º andar.  Biblioteca Nacional estima danos em 800 exemplares de jornais e em coleções.

A consulta a revistas e jornais antigos está suspensa na Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. Houve um vazamento de água no prédio principal, atingindo exemplares do início do século passado, conforme mostrou o RJTV, nesta sexta-feira (4).

A Biblioteca Nacional é a maior da América Latina com 9 milhões de peças. No local, está armazenada toda a memória do país, como um exemplar de tudo o que é publicado no Brasil.

Mas, agora, parte do que ficava em prateleiras está em varais improvisados.Na quarta feira (2), segundo a direção da Biblioteca, um defeito num aparelho de ar-condicionado causou vazamento no quarto andar do armazém de periódicos.

A água atingiu quatro andares e chegou à área de manuscritos onde, ainda de acordo com direção, nenhum documento foi molhado.

Primeiro a Biblioteca Nacional estimou danos em 800 exemplares de jornais entre 2010 e 2012. Mas depois descobriu que coleções encadernadas do século XX também tinham sido atingidas.

Segundo o responsável pela restauração, nada será perdido. Para a associação dos servidores da biblioteca, o prédio precisa de manutenção.
G1

Nenhum comentário: