quarta-feira, 13 de junho de 2012

Novos átomos pesados são batizados

114 - Flerovium, 116 - Livermorium

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) aprovou recentemente os nomes dos novos elementos químicos superpesados incluídos na tabela periódica em junho do ano passado.

Agora, o elemento de número atômico 114 (que equivale ao número de prótons em seu núcleo) passará a ser conhecido como Flerovium, com símbolo Fl, enquanto o de número 116 foi batizado de Livermorium, com símbolo Lv. Os nomes são referência aos laboratórios na Rússia e EUA onde os eles foram fabricados pela primeira vez e dividiram os créditos de sua descoberta – respectivamente Laboratório de Reações Nucleares Flerov e Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

O Flerovium e Livermorium são extremamente instáveis, com uma meia-vida de frações de segundo antes de decaírem radioativamente em átomos mais leves. Eles são também os elementos mais pesados conhecidos. Ao todo, menos de 90 elementos são encontrados na natureza, sendo o mais pesado o Plutônio, com traços presentes em minérios de Urânio.

Nas últimas décadas, no entanto, os cientistas conseguiram criar mais 20 elementos artificiais em laboratório. No caso do Flerovium e Livermorium, eles usaram poderosos aceleradores de partículas para promover a colisão de átomos mais leves e forçar a sua fusão, produzindo átomos maiores. Enquanto o Flerovium foi produto da união de um átomo de Cálcio (20) com um de Plutônio (94), o Livermorium veio da fusão de um isótopo do mesmo Cálcio com um de Cúrio (96).
Extra

Nenhum comentário: