quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Comissão de Educação da ALERJ discute as exonerações nas direções da escolas estaduais

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) defendeu a eleição direta para a escolha dos diretores das escolas da rede estadual de ensino. A afirmação foi feita pelo presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), nesta quarta-feira (01/08), durante audiência pública realizada na Alerj. “A comissão quer um ambiente democrático dentro das escolas. A questão da eleição direta para diretor é exitosa em vários municípios, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, onde se conciliou o mérito, a qualificação e o preparo com a liberdade de escolha da comunidade escolar”, apontou o parlamentar.

A direção do Sepe esteve presente e criticou as centenas de exonerações das diretorias das unidades, que estão ocorrendo na rede desde o ano passado; o Sepe criticou também que desde 2003 a rede não realiza eleição direta, abrindo espaço para as indicações políticas, a partir de critérios pouco transparentes. Dezenas de profissionais e alunos do IERP Nova Iguaçu, que sofre intervenção da SEEDUC desde maio, também compareceram.

 O presidente da Comissão de Educação defendeu também que a comunidade escolar é o setor que mais conhece a escola no momento de escolher a direção: “Entendemos que quem tem que indicar um diretor de escola é a própria comunidade escolar, ninguém melhor que o usuário para definir quem deve assumir esse posto. Acho que ambiente para avançarmos, conciliando o mérito com a questão da eleição direta para diretores de escolas”, disse.

Durante a audiência, a comissão pediu à Seeduc um relatório com o número de todas as mudanças que foram feitas na gestão das escolas, em quais unidades houve trocas e quais os reais motivos dessas mudanças. Os deputados Pedro Fernandes e André Lazaroni, ambos do PMDB, André Correa (PSD), Paulo Ramos e Luiz Martins, do PDT, e Robson Leite (PT) também participaram da audiência.

Pela SEEDUC compareceu o subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Luiz Becker.

SEPE RJ 

Um comentário:

Anônimo disse...

É um absurdo o que vem acontecendo na SEEDUC, um secretario autoritário e coordenadores regionais mais autoritario ainda. Nunca vi na secretaria de saúde um professor como secretario, porém na Educação poder ser qualquer um, não importa a sua formação. Por qualquer coisa diretores são exonerados. Quem irá exonerar esse secretario maluco. Fico triste pois deputados, pessoas que nos colocamos na ALERJ, nada fazem. O secretario é tão autoritário que fala que não deve satisfação a nenhum politico. Como se o seu cargo é politico ?