sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como cães podem ajudar no tratamento de doenças

Quem consegue ficar indiferente a um filhote de cachorro todo fofo e carente vindo em sua direção? A reportagem de capa da edição deste mês da Popular Science Brasil, publicada pela Editora Alto Astral, explica o porquê dessa forte relação que nós temos com os cães e como eles podem ajudar no tratamento de doenças trazendo importantes resultados. A revista acaba de chegar às bancas.

A ciência indica algumas explicações para esta relação de lealdade e companheirismo que se estabeleceu entre cães e humanos ao longo dos anos. O cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelo homem. Na Idade da Pedra, o lobo já era seu parceiro nas caçadas, auxiliando e protegendo suas ações com uma aliança milenar. Desde então os lobos evoluíram dando origem aos cães domésticos.

As experiências emocionais vividas pela companhia dos cães trazem benefícios à saúde e auxiliam especialistas no tratamento de doenças com a pet terapia, técnica de tratamento auxiliada por animais especialmente treinados, aplicadas no tratamento de fobias e questões de cunho neurológicos. Além disso, os animais também são ótimas opções terapêuticas para terceira idade.

Popular Science

Nenhum comentário: