quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cuidado com o GERM! Estamos infectados!

GERM muito comum na Seeduc RJ chamado "Risoliis Gides"
Pasi Sahlberg é um educador finlandês brilhante que está tentando reverter a maré global de políticas educativas destrutivas.

Sahlberg escreveu um livro importante, Lições finlandesas, explicando como o sistema educativo finlandês foi transformado nos últimos trinta anos e se tornou uma das nações de mais alto desempenho do mundo nos testes do PISA de leitura, matemática e ciência.


Recentemente Sahlberg escreveu um artigo que resume a sua opinião no blog de Valerie Strauss's Answer Sheet no Washington Post.

Sahlberg adverte que há agora um vírus infeccioso que varre o mundo e que ele chama de GERM (Global Education Reform Movement) Movimento Gobal de Reforma da Educação.
O GERM é caracterizado por forte ênfase no estilo das reformas de mercado: testes, dados de medição de alunos e professores, ranking, escolha, concorrência.

A Finlândia tem resistido ao vírus GERM. Seus alunos não têm testes padronizados, eles fazem testes feitos por seus professores, cujo julgamento profissional e autonomia são profundamente respeitados por todos.

A Finlândia tem a certeza que todos os seus filhos estão bem cuidados, menos de 5 por cento vivem na pobreza. Nossa taxa de pobreza infantil é perto de 25 por cento.

A Finlândia tornou-se uma grande “performer”, ele escreve, não buscando a excelência, mas buscando a equidade, perseguindo a meta de boas escolas para todos.

Todos os professores finlandeses são bem formados em seus temas e em pedagogia, adquiridos em uma universidade acadêmica, todos os professores devem ter um mestrado antes que eles possam ensinar. É interessante notar que, ao contrário, um número crescente de professores nos EUA estão recebendo as suas credenciais e diplomas de universidades on-line. Muitos estados estão diminuindo as exigências para ser professor.

Aqui estão os sintomas da GERM, descritos por Sahlberg:

O primeiro sintoma é a introdução de mais concorrência no âmbito dos sistemas educativos. Muitos reformadores acreditam que a qualidade do ensino melhora quando as escolas competem umas contra as outras. Para competir, as escolas precisam de mais autonomia, e com essa autonomia vem a exigência de responsabilização. Inspeções às escolas, testes padronizados de estudantes, avaliação da eficácia do professor são consequências da competição de mercado nas reformas escolares de hoje. No entanto, quando as escolas competem umas contra as outras, eles cooperam menos.

O segundo sintoma da GERM é o aumento da escolha da escola. Ela essencialmente posiciona os pais como consumidores capacitando-os a escolher as escolas para seus filhos entre várias opções e, assim, promove a concorrência ao estilo do mercado no sistema escolar à medida que as escolas buscam atrair os pais. Mais de dois terços dos países da OCDE aumentaram as oportunidades de escolha da escola para as famílias com a ideia de que os mecanismos de mercado na educação permitiriam um acesso igual à educação de alta qualidade para todos. Um número crescente de escolas charter nos Estados Unidos, academias de escolas secundárias na Inglaterra, escolas livres na Suécia e escolas particulares na Austrália são exemplos de expansão das políticas de escolha da escola. Ainda de acordo com a OCDE, os países que perseguem essa escolha tiveram tanto um declínio em seus resultados acadêmicos, como assistiram a um aumento da segregação escolar.

O terceiro sinal da GERM é o aumento da responsabilização das escolas e dos testes padronizados relacionados aos estudantes. Assim como no mercado, muitos acreditam que tornar os professores e as escolas responsáveis pela aprendizagem dos alunos levará a melhores resultados. Hoje os resultados dos testes padronizados são a forma mais comum de decidir se as escolas estão fazendo um bom trabalho. A eficácia dos professores medida por meio de testes padronizados dos alunos é um sintoma da GERM. De acordo com o Centro de Educação Pública, testes padronizados aumentaram o ensinar para a prova, estreitaram os currículos para priorizar a leitura e matemática, e afastaram o ensino da arte da pedagogia e levam a uma instrução mecanicista.
Nós temos um caso fracassado de GERM nos EUA. Nós estamos até exportando-a para outros países, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Nossos produtos educacionais e ideias devem ser colocados em quarentena nas fronteiras. Precisamos de medicação para parar o vírus dentro de nossas próprias fronteiras.  
Vamos ver neste movimento de "reforma" o que ele realmente é: um esforço corajoso para privatizar a educação pública e abri-la para o investimento privado. Este não é um "movimento dos direitos civis." Este é um ataque a uma instituição democrática básica.
Diane Ravitch

Um comentário:

LoginComum disse...

Olá professor !!

Grandiosa postagem essa que você produziu. Parabéns cara !!!

Outra coisa, quando você tiver oportunidade, vai lá no meu blog e dá uma lida em dois post's que fiz, pois eles tocam exatamente no assunto aqui abordado.

Olha professor, são poucos os colegas que trocam uma idéia sobre o assunto; pois alguns acham até que é teoria da conspiração (é molé?!!). Alguns desses esquecem que vivemos em um mundo de lógica capitalista; já outros aparentam (nas falas e posicionamentos) estarem prontos a aceitar e se submeter, sem fazer uso de uma atitude que deve ser inerente a todo o docente, a análise crítica e criteriosa da realidade.

Segue link's sobre as postagem do meu blog.
http://claudio-santos.blogspot.com.br/2012/05/modelo-charter-x-modelo-atual.html

http://claudio-santos.blogspot.com.br/2012/05/o-avanco-dos-sistemas-de-ensino-nas.html

PS.; Qualquer novidade sobre o livro do finlandês em lingua portuguesa, favor avisar.