sábado, 1 de setembro de 2012

Caindo a fantasia da livre imprensa, com o caso Assange e o controle das informações.

A dita livre imprensa nunca existiu no sistema capitalista, muito menos nos regimes pró-socialistas. À medida que a atual crise do sistema capitalista mundial, aos poucos, vai se agravando, as manobras de violências lideradas pelos EUA serão mais frequentes, jogando na lixeira as deliciosas fantasias divulgadas pela propaganda norte-americana sobre as grandes vantagens de se viver no mundo livre, de imprensa livre.

Com a atual grande crise, sem solução a vista, o lado cruel da política externa dos EUA vai sendo mostrado, sem muita preocupação, bem à vista de todos, sem pudor algum, justo numa hora de incertezas e aflição correndo mundo. Essa desesperada violência pode ser constatada nas invasões militares lideradas pelos EUA no Iraque e na Líbia, destroçando inteiramente suas economias, dizimando populações com práticas de variadas atrocidades, inclusive, fazendo uso da tortura, tudo para apoderarem do controle das gigantescas reservas de petróleo dessas desarmadas nações. Só ainda não fizeram o mesmo com o Irã, também riquíssimo em petróleo, por conta do sinal vermelho da China e da Rússia.

O site WikiLeaks de Julian Assange, publicou documentos secretos mostrando ao mundo, mais sujeiras dos EUA, abusos e imoralidades. Por isso mesmo, querem pegá-lo a qualquer custo. Por outro lado, a julgar pelo atual estágio de controle existente da internet sobre os computadores em geral e redes de telecomunicações, inclusive utilizando o suporte da formidável inteligência artificial, que a cada dia vai ficando mais desenvolvida, proezas semelhantes a do destemido Julian Assange estão com os dias contados. Logo, serão coisas do passado por conta do crescente desenvolvimento dos mecanismos eletrônicos digitais de espionagem e de controle  sobre todo o tráfico mundial de dados e de comunicações, postos em atividade pelo maior defensor da livre imprensa, os EUA.

Não haverá limites para o controle eletrônico digital de tudo que será escrito, arquivado e falado – saberão de tudo. Daí em diante, nada será segredo. Bem possível que todos os seres humanos dos países desarmados estarão sujeitos a impensáveis controles de escuta e monitoração, com micro chip oficialmente instalados em seus corpos. Eis o futuro do mundo livre chegando.

Welinton Naveira e Silva  Tribuna

Nenhum comentário: