quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dúvidas sobre a formação da Lua levam a estudo para uma nova explicação

Uma nova reconstrução fornece pistas aos cientistas sobre como a Lua se formou.

Acredita-se que nosso satélite natural é resultado de uma colisão que ocorreu há 4,5 bilhões de anos entre a Terra e um objeto cósmico do tamanho de Marte, conhecido como Theia, em uma velocidade de 40 mil km/h.

 No entanto, nas últimas décadas, os astrônomos dizem que grandes problemas surgem quando esta teoria é observada em simulações, chamando as dúvidas de “paradoxo lunar”. A Lua parece ser feita de um material que não seria esperado se a teoria da colisão estiver correta.

No entanto, existem semelhanças notáveis entre os materiais encontrados na Terra e na Lua. Na verdade, os elementos encontrados na Lua mostram propriedades isotópicas idênticas aos encontrados em nosso planeta.

É extremamente improvável que o objeto chamado Theia e a Terra tivessem composições idênticas, o que torna a questão um pouco “estranha”. 

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Berna, Suíça, fez avanços significativos na história da formação lunar, sugerindo respostas eficazes para as dúvidas.

Nosso modelo considera os parâmetros de novos impactos que nunca foram testados antes”, disse o principal autor da pesquisa, Andreas Reufer, em entrevista ao britânico DailyMail.

Além das implicações do sistema Terra-Lua em si, se a velocidade do impacto for considerada como maior do que a atual teoria, isso abre novas possibilidades para a origem da Lua”, salientou.

Embora os modelos propostos não representem uma combinação perfeita para responder as limitações do modelo de colisão, os pesquisadores acham que estão próximos de desvendar por completo o mistério sobre os verdadeiros mecanismos que formou a Lua.

Nenhum comentário: