domingo, 16 de setembro de 2012

Sepe critica a política educacional de Risolia

Política educacional do estado foi alvo de críticas do Sepe na audiência da Comissão de Educação da Alerj

O Sepe, juntamente com a UPPES e o Sindicato dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro, participou da audiência pública realizada hoje (dia 12/9) na Alerj, convocada pela Comissão de Educação do Legislativo estadual para que o secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, fizesse uma prestação de contas da gestão da sua pasta em 2011/2012. 

Na sua apresentação, Risolia traçou um panorama sobre os resultados da educação estadual afirmando que, na sua avaliação, houve avanços no setor

A direção do Sepe contestou a avaliação do secretário Risolia, mostrando os estudos feitos pelo sindicato que comprovam a saída de professores da rede diariamente (exonerações e aposentadorias publicadas em Diário Oficial) e a diminuição do número de matrículas de alunos no ensino médio durante o período 2010/2012.

O Sepe reafirmou que estes dados são uma comprovação da dinâmica do projeto educacional do governo estadual, que implementou uma política meritocrática baseada no atingimento de metas a qualquer preço e, principalmente, aos baixos salário pagos pelo governador Cabral aos profissionais de educação.


Risolia se descontrolou e ameaçou processar diretor do Sepe por denúncia de maquiagem nos índices para elevação do Ideb.
O megalômano secretário Risolia é dado a ADP's, igual ao seu chefe Cabral, quando suas farsas são reveladas!

O Sepe também denunciou as políticas repressivas que vem sendo impostas pelas Coordenadorias Metropolitanas Regionais, instigadas pela própria secretaria como uma forma de obrigar as escolas a trabalharem voltadas unicamente o atingimento das metas do governo e, assim elevarem os índices educacionais.  

Mostrando bem a face da repressão contra qualquer tentativa de mobilização ou crítica da categoria contra os seus projetos, o secretário acionou uma assessora jurídica da SEEDUC e ameaçou processar o coordenador geral do Sindicato, Adriano Santos, caso ele não voltasse atrás no que havia dito em sua fala

A atitude do secretário provocou revolta na Alerj e foi criticada por todos os deputados membros da Comissão de Educação. A repercussão negativa da sua atitude fez com que Risolia recuasse e desistisse de levar adiante a sua fala.
 

SEPE RJ

Nenhum comentário: