domingo, 7 de outubro de 2012

Austrália inaugura maior telescópio do planeta

Sistema usará antenas na África do Sul e na Nova Zelândia.
Projeto de 1,5 bilhão de euros opera com sinais de rádio.

O radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), o maior e mais avançado do planeta, foi inaugurado nesta sexta-feira (5) em uma área desértica da Austrália com o objetivo de investigar a origem das estrelas, quasares e pulsares, e fazer um censo de todas as galáxias.

Com um custo de mais de 1,5 bilhão de euros, o Askap também contará com antenas e instalações na Nova Zelândia e África do Sul.

No ato inaugural, o ministro australiano de Ciência, Chris Evans, afirmou que o aparelho será "o mais poderoso do mundo e sua capacidade deverá superar amplamente as atuais", segundo a emissora "ABC". "A primeira parte do projeto começará a operar no ano 2020", acrescentou o ministro australiano.

O Askap está situado no deserto do estado da Austrália Ocidental, em uma área de 126 quilômetros quadrados que conta com o Observatório Radioastronômico de Murchison e 36 antenas SKA (Square Kilometre Array), de 12 metros de diâmetro cada uma.

Embora ainda não esteja completo, o Askap começará a enviar dados hoje mesmo ao observatório, onde está previsto que se maneje diariamente uma informação equivalente a 124 milhões de discos Blu-ray.

Para que as ondas das cidades não causem interferências, o radiotelescópio foi instalado um lugar remoto e desértico da Austrália. "Eu acho que é o começo de uma nova era", declarou John O'Sullivan, da Organização de Ciência e Investigação Industrial da Commonwealth Australiana.

Os especialistas calculam que o supertelescópio, quando estiver concluído e em pleno funcionamento, receberá mais dados do que os armazenados na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em um único dia de trabalho!!!

"De fato, isso representa mais informação que a recopilada nos arquivos radioastronômicos de todo o mundo", completou o ministro australiano.

O avançado aparelho também fornecerá imagens detalhadas sobre o Universo em suas origens, adentrando com velocidade e precisão em muitas áreas do espaço que ainda são desconhecidas para os astrônomos.

O diretor do projeto na Austrália, Brian Boyle, detalhou que "o estudo das ondas de rádio oferecerá informações sobre o gás que formam as estrelas e corpos exóticos como os quasares e os pulsares, que estão nos limites do conhecimento sobre as leis físicas no universo".

Enquanto se completam as obras na Austrália, o Askap trabalhará em uma dezena de projetos de pesquisa nos quais participarão 350 cientistas de 130 organizações nos próximos cinco anos.

Antenas do radiotelescópio implantado na Austrália
Segundo Boyle, entre os programas selecionados está o censo de todas as galáxias existentes há trilhões de anos da Terra, o estudo da formação da Via Láctea, assim como os campos magnéticos do Universo e seu papel na formação das estrelas e galáxias.

"Outro dos projetos se centrará nos buracos negros do Universo e, como objetivo secundário, a existência da vida extraterrestre", acrescentou o cientista.

A organização internacional SKA (Square Kilometre Array) anunciou no último dia 25 de maio, na cidade britânica de Manchester, que Austrália, Nova Zelândia e África do Sul acolheriam o supertelescópio. Neste caso, o plano é construir 3 mil rádios-antena conectadas por uma fibra óptica de banda larga alta.

Segundo a Organização Científica e de Investigação Industrial da Austrália, as antenas trabalharão conjuntamente com o telescópio e tomarão dados em uma área de um quilômetro quadrado, sendo que suas imagens serão 50 vezes mais sensíveis que as dos telescópios atuais.

G1

Nenhum comentário: