terça-feira, 2 de outubro de 2012

Japão mostra placa de quartzo que guarda dados por milhões de anos

Placa da Hitachi usa laser para gravar pontos microscópicos no quartzo.
Estes pontos são compreendidos como dados pelo computador.

A fabricante Hitachi afirma ter desenvolvido um método para guardar grandes quantidades de dados em uma placa de quartzo que pode armazenar dados por milhões de anos, sem deteriorar.

Em comparação, um HD de um computador tem duração, em média, de 10 anos.Um pendrive ou memórias Flash duram entre 15 e 30 anos sem perder os arquivos armazenados.

De acordo com a empresa as informações binárias, que são lidas pelos computadores, ficam armazenadas em placas de quartzo. Um laser grava pequenos pontos na peça que podem ser lidos pela máquina e interpretados como dados.

"O volume de dados que criamos hoje está explodindo, mas não pensamos em meios de guardá-las para as próximas gerações. Estamos guardando nossas informações do mesmo modo desde a Idade da Pedra", disse Kazuyoshi Torii, pesquisador da Hitachi.

A placa aguenta temperaturas de mais de 1 mil graus Celsius por duas horas sem perder a informação armazenada. A peça armazena 40 MB de dados por polegada, o que permite criar uma placa de tamanho suficiente para guardar grandes quantidades de informação. Um disco rígido normal atual pode armazenar 1 terabit de informação por polegada.

G1

Nenhum comentário: