sábado, 13 de outubro de 2012

Novo salto de Felix Baumgartner na estratosfera

Paraquedista austríaco vai tentar quebrar a barreira do som ao saltar de um balão de hélio a mais de 36 mil metros de altura

O paraquedista austríaco Felix Baumgartner, de 43 anos, pretende realizar o mais longo e mais rápido salto em queda livre da história. Ele vai pular de uma cápsula presa a um balão a mais de 36 mil metros de altura e atingir a velocidade do som. Após dois adiamentos na semana passada , por causa das condições do vento no Centro Aéreo de Roswell (EUA), o salto foi remarcado para este domingo (14).

A missão é de alto risco. Há pouco oxigênio para respirar a mais de 36 mil metros de altura, as temperaturas são extremas e a pressão atmosférica é igual a apenas1% da encontrada no nível do mar. O sangue de Baumgartmer pode ferver, seus pulmões inflarem e os vasos do cérebro podem estourar.

Para que o salto corra de forma segura, há cinco anos o paraquedista vem se preparando com uma equipe médica. Engenheiros também desenvolveram uma série de inovações para que o salto aconteça de forma segura e o recorde seja batido.

iG

Nenhum comentário: