domingo, 20 de janeiro de 2013

BANCÁRIOS COGITAM GREVE NO ITAÚ E NO SANTANDER


O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, afirmou nesta quarta-feira 16 que irá mobilizar os sindicatos para discutir uma greve no Itaú e no Santander.
O anúncio foi feito depois de uma reunião considerada "frustrante" com os bancos e com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Messias, para discutir alternativas para reduzir a rotatividade no setor.

"Os bancos não sinalizaram a possibilidade de rever o número elevado de demissões, então vamos chamar nossos sindicatos para que seja debatida uma greve nos dois bancos", afirmou Cordeiro. Segundo ele, o Itaú fechou 9 mil postos de trabalho ao longo de 2012, e o Santander, mil apenas em dezembro.

Ele afirmou que durante a reunião os bancos se recusaram a abrir os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) solicitados pela Contraf. "Eles apontam para a continuidade das demissões, então vamos começar a pensar uma greve com as nossas bases", afirmou.

Segundo ele, os bancos afirmaram que para reduzir a taxa de juros, como previsto pelo governo, é necessário "aumentar sua eficiência". "Acreditamos que podemos fazer isso sem demissões", avaliou Cordeiro.

247

Nenhum comentário: