segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Prefeito Gelsimar Gonzaga(PSOL) diz que saúde em Itaocara é um caos

Prefeito Gelsimar  Gonzaga e seu vice: o governo do PSOL é para a classe trabalhadora

O discurso radical na campanha do candidato a prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga (PSOL) encontra sintonia nas ações do prefeito eleito, de 48 anos, que não aposentou o fusquinha velho e cujo carro oficial dá carona aos trabalhadores nos bairros onde passa em direção à cidade.  “Itaocara será exemplo para o Brasil, mas para isso preciso do apoio de cada cidadão. Por ser um prefeito que veio da classe trabalhadora, seremos o governo mais vigiado do Brasil, mas isso é bom porque quanto mais a gente é cobrado,  mais se policia e erra menos”, declarou.

Uma das metas de Gelsimar, primeiro prefeito eleito do PSOL no Estado, é melhorar a saúde do município. “A Saúde é um caos no Brasil inteiro, mas aqui a situação se agrava ainda mais porque o hospital funciona num prédio velho em área de risco às margens do Rio Paraíba onde quando chove entra água no prédio. Então, somos obrigados a transferir pacientes para cidades vizinhas”, conta o prefeito.

Segundo Gonzaga, há verba alocada (emenda de bancada) para construção de um hospital regional que ele reivindica seja instalado no seu município. “Os prefeitos da região estão querendo trazer para suas cidades este futuro hospital regional no Noroeste Fluminense, mas Itaperuna, Pádua e Aperibé tem seus hospitais. Nosso município fica mais centralizado no chamado baixo noroeste.

Então, vou lutar para que ele venha para Itaocara porque aqui ficará perto de quase todas as outras cidades vizinhas”, argumenta.

A luta por melhores salários para os trabalhadores credencia Gonzaga junto aos servidores e lhe confere bônus e aval dos funcionários da prefeitura. “Como presidente de sindicato, estive em Itaperuna para dar apoio aos trabalhadores da Saúde de lá, que estavam há dois meses com salários em atraso. Fui lá e houve repercussão porque três dias depois o prefeito resolveu pagar os atrasados”.


PREFEITO SE MANTÉM FIEL ÀS RAÍZES
O prefeito permanece fiel as suas raízes. É comum vê-lo de short e sem camisa pelas ruas da pacata Itaocara. “Não vejo nada demais andar assim. Não é desse jeito que o povo anda?”, ponderou o prefeito. Andar de ônibus também não constrange Gelsimar Gonzaga. É também rotineiro ver carro oficial da prefeitura (até mesmo o veículo de cor preta e chapa branca que serve ao prefeito) transportar trabalhadores.  

“Semana passada estive lá no Juca Rocha (um bairro pobre), enchi o carro de trabalhadores e trouxe todos eles para cidade. O dinheiro da prefeitura  não é meu, é do povo. A gasolina dos carros oficiais é paga com o dinheiro do povo, daí que quando é possível o carro tem que ser destinado ao povo”, decreta.  

O discurso do prefeito que começou a trabalhar aos sete anos cortando cana para ajudar a família reproduz a velha luta de classes pregada pela teoria de Karl Marx. “Como representante da classe trabalhadora, quero fazer tudo ao contrário do que os representantes da elite faziam e fazem. Antes, carro oficial era para levar filho de rico para a faculdade ou à praia”. Segundo o prefeito, na prefeitura está em curso uma auditoria que pode concluir sobre um rombo de R$ 10 milhões nas finanças do município.

Para comprovar que sua gestão será mesmo inovadora, popular e revolucionária, Gelsimar nomeou os secretários de Educação e Saúde, com base numa assembleia popular realizada 20 dias após a eleição. Quanto ao fusquinha, está sendo reformado e servirá para transportar os trabalhadores às assembleias nas comunidades.

O Diário

Nenhum comentário: