terça-feira, 5 de março de 2013

Professores fazem paralisação em defesa da educação pública de qualidade!


Alunos da rede pública municipal e estadual de ensino não terão aula nesta terça-feira, por conta de uma paralisação de professores e servidores. Os profissionais farão uma série de protestos como parte do que chamaram de “Dia de Luta da Educação”. 

A categoria tem como objetivo criticar o lançamento do jogo Banco Imobiliário “Cidade Olímpica” e dar início à campanha salarial. Além do Rio, a rede municipal de Duque de Caxias também integrará a paralisação.

De acordo com Danilo Serafim, diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) do Rio, os alunos foram avisados da greve, assim como o poder público, respeitando o prazo de 24 horas exigido por Lei. O grupo exige o piso salarial de cinco salários mínimos para professores e 3,5 para os demais servidores. Hoje, professores têm piso de R$ 1.082 (na verdade o piso é de R$1001), enquanto servidores recebem pelo menos um salário.
Às 11h, professores e servidores municipais realizarão um ato na Cinelândia para, com humor, protestar contra a distribuição do jogo pela prefeitura. Às 13h, será a vez de os profissionais do estado se reunirem numa assembleia, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro. Está prevista ainda uma passeata para as 16h, que percorrerá a Avenida Rio Branco, no trecho entre a Igreja da Candelária e a Cinelândia.

— Não é impossível que, durante a assembleia, seja deliberado um estado de greve mais prolongado, na rede estadual — avisou Serafim.

Nenhum comentário: