quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atenção Animadores Culturais da Rede Estadual


ATENÇÃO ANIMADORES CULTURAIS!

Vitória: Tribunal de Justiça acata liminar do Sepe e proíbe exoneração de animadores culturais!

Os animadores culturais das escolas estaduais conquistaram uma grande vitória na manhã de hoje (dia 10 de abril). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou e acatou um recurso do Sepe, que solicitava a sustação da ação movida pelo Ministério Público Estadual, com vistas à extinção do cargo de animador cultural do quadro da SEEDUC. Com a decisão de hoje, a tramitação do caso volta à estaca zero e passará por nova apreciação da Justiça, mas o governo fica impedido de promover exonerações. A votação já havia sido adiada pelo TJ várias vezes.

Mesmo com os adiamentos da Justiça, a nossa mobilização é importante para garantir uma vitória contra a ameaças de demissão e de extinção das funções desse segmento nas escolas estaduais.

Abaixo, a carta que os animadores culturais entregaram aos deputados estaduais, explicando sua situação:

A Animação Cultural do Estado do Rio de Janeiro está mais uma vez nessa casa (Alerj) para reivindicar os seus direitos. 
A animação cultural existe nas escolas da rede estadual de educação desde 1993, quando foram implementados os CIEPS. No entanto, coube à animação cultural a ingrata posição de ser colocada como função gratificada. 
Essa situação se perpetuou no estado por sucessivos governos, sem que se desse uma solução para o problema. 
Esses profissionais ficaram num limbo funcional, que se agravou quando, por decisão do Supremo Tribunal Federal, teve seu recolhimento previdenciário passado para o INSS. 
Isso fez com que os onze anos recolhidos para a Previdência do estado não fossem repassado para o INSS. 
Muitos animadores morreram sem deixar pensão alimentícia para seus familiares; e muitos com idade avançada e com doenças graves continuam trabalhando. 
Por conta de toda essa situação e pelo reconhecimento do trabalho dos animadores, bem como para se fazer justiça, depois de 18 anos, é que a Alerj aprovou a emenda constitucional nº 44, de 2010, que inclui a Animação Cultural na Constituição do estado, sinalizando para o governo estadual que ele poderia regulamentar a situação funcional desses profissionais. No entanto, o que ocorreu foi que em 2011 o Ministério Público “descobre”, após 18 anos, que esses profissionais existem. Mas ao invés de o MP reconhecer os direitos trabalhistas do segmento, pede a extinção do cargo e a consequente demissão de todos os 476 animadores. 
Os animadores culturais foram para as ruas e obtiveram do Poder Judiciário e da Alerj a promessa de que o processo seria suspenso para que o governo do estado solucionasse o problema. 
Mas o governo do estado não solucionou o problema e o processo está correndo na Justiça. Em breve, o julgamento vai acontecer e esses trabalhadores podem ser novamente colocados na berlinda, e todos podem ser demitidos. 
Com isso, os animadores culturais reivindicam o fim imediato desse processo e a regulamentação da categoria e pedem o apoio dos deputados nesta campanha.

Coletivo dos animadores culturais

3 comentários:

marcos leite disse...

caro doc kd a coluna q o chicao afirmou no seu blog q vc afanou a coluna do claudio leitao , kd ela entao?kkkkk marcos leite.

Doc Costa disse...

Marquinho, vc sabe que o camarada Chicão tá de sacanagem com esse papo de "afanar coluna" do blog dele...
O Claudio escreve a coluna e envia para os dois blogs (o meu e o do chicão) simultaneamente por email. O que acontece é que eu vejo minhas mensagens com mais frequência e acabo publicando o texto primeiro, aí ele reclama e aproveita para fazer uma piadinha rsrsrs

Arte e Cultura Popular disse...

Atenção companheiros o momento não é para brincadeiras vamos ser sérios e reconquistar aquillo que nos é de direito.