terça-feira, 9 de abril de 2013

Claudio Leitão: A Crítica como Elemento da Cidadania

A CRÍTICA COMO ELEMENTO DA CIDADANIA


Um fato que chama atenção aqui em Cabo Frio quando se analisa os ‘grupos” que estavam ou estão no poder é a dificuldade que eles têm em lidar com as críticas que são feitas pelos vários seguimentos da sociedade que não compartilham com a forma de como é administrada a cidade.

Na grande maioria das vezes, a resposta que é dada não é em cima dos argumentos  utilizados, mas sim, buscando uma tentativa de desqualificar o seguimento ou o cidadão que fez as criticas, principalmente, quando a crítica é feita de forma evidente e contundente não deixando dúvidas a razão.

A tentativa de calar a opinião pública exercendo controle sobre as rádios, TVs e jornais, usando para isso o grande poder econômico de maior anunciante é um fato consumado. Mostra a falta de capacidade de dialogar com a opinião contrária e o viés autoritário que vem marcando os últimos governos da nossa cidade.

Alguns “mandatários de plantão” beiram ao ridículo, quando alegam que a critica é feita por quem não ocupa nenhum cargo público ou não tem votos, como se o cidadão comum não tivesse o direito e a capacidade de fazer criticas sobre qualquer fato referente à administração pública.

Outro argumento muito utilizado por eles para desqualificar a crítica é dizer que o crítico não tem nenhum “trabalho” realizado em prol da comunidade. O “trabalho” referido é sempre atividades assistencialistas, feitas nas brechas deixadas de propósito pelo Poder Público, usurpando a cidadania daquele cidadão mais humilde e vulnerável, muitas vezes feitas com dinheiro público desviado, quando não, patrocinado por algum empresário que depois, certamente, vai cobrar esta conta.

Outros, na falta de qualquer argumento crítico verídico para contradizer, partem para a leviandade e a calúnia, apontando situações inverossímeis, sem qualquer prova ou fato que a justifiquem. Destes infelizes, eu tenho apenas o sentimento de pena.

Com a chegada das rádios e TVs alternativas ou comunitárias, redes sociais, twiter, e principalmente dos blogs, este contexto crítico legítimo ganhou novos contornos e dificultou para os governantes o uso da força política para esconder fatos e denúncias de nossa população. 

Entendo este governo atual como continuidade do anterior. Ambos repetem às mesmas práticas conservadoras, principalmente, a falta de transparência. Portanto, o fato de estar no poder há apenas 100 dias não o torna imune a nenhuma crítica. Noto que a sinalização que ele dá neste início em suas práticas, prioridades estabelecidas e decisões de políticas públicas, como apontei no artigo passado, conduzem à mesmice de sempre. É a política da “melhorazinha”, sem atuar de fato no sentido de reestruturar de forma definitiva as várias áreas da administração pública, principalmente, a saúde e a educação.

Por exemplo: Por que o governo atual se recusa a divulgar o quantitativo de contratados e concursados? Por que o site da transparência foi retirado do ar?

Existem várias outras perguntas que poderiam ser respondidas se houvesse de fato interesse na transparência da coisa pública.

O governo anterior, de triste memória, procedia da mesma forma.

A política, hoje, infelizmente, vive sob a égide da corrupção e do poder econômico, mas não pode ser motivo de desculpas para cruzarmos nossos braços.  

Tudo na nossa vida depende de decisões políticas, usando o sentido mais amplo da palavra. Mesmo aquele cidadão que se sente menos impactado por qualquer decisão governamental tem o dever social de ter responsabilidade com o coletivo da sociedade. Não é possível construir uma nação sem estes valores.


“Sem liberdade de crítica, não existe elogio sincero”.   Pierre Beaumarchais


Cláudio Leitão é economista e membro da executiva do PSOL Cabo Frio.

5 comentários:

Kanellas, Igor disse...

O PSOL cabofriense também tem recebidos críticas,como do ex tesoureiro do partido Robson que saiu dizendo que o partido é subserviente ao Zé da Picanha, famoso governista. Antes dele o Prof. Hamilton também já dizia a mesma coisa quando saiu do partido ainda durante a campanha.
.
Qual avresposta do PSOL para a sociedade sobre essa questão???

Rogério Carvalho disse...

Bom dia.
Não conheço pessoalmente nenhum dos nomes citados acima.
Apesar de não ter pertencido à executiva do partido no ano passado, participei intensamente da coordenação da campanha e não me recordo de tê-los vistos uma só vez no referido período.
Sei que o PSOL possui adversários poderosos e entendo as reações que causamos em alguns pela nossa postura contundente de oposição ao governo passado e ao atual(mesmo enredo, atores diferentes).Pude acompanhar de perto a debandada "misteriosa" de alguns filiados durante o período que antecedeu o último pleito e entendo que é muito comum por aí se medir o próximo com a régua que se adota para a própria vida.
Te convido, Igor, a acompanhar de perto o cotidiano do PSOL para que possas tirar as suas próprias conclusões.
Por fim , me resta lembrar: "A quem acusa cabe o ônus da prova."
Grande abraço!
Rogério Carvalho

Anônimo disse...

Caro Igor,
Respondo a vc por que já percebi que suas participações em comentários de blogs são sempre construtivas.
Isso é mentira deslavada. Calúnia de pessoas que agem com leviandade. Nossa posição na campanha foi muito clara e continua sendo.Contra este modelo de gestão que junta AC e MM como farinhas do mesmo saco.Vc acha que um empresário ligado a Alair vai dar dinheiro ao PSOL para bater no "chefe" dele. Isso não existe.Estes "caras", possivelmente, tem motivos inconfessáveis para assacar tais mentiras. Eles nem participaram da campanha. Abraço.Claudio.

Kanellas, Igor disse...

Agradeço as respostas e tenho certeza que essas críticas e as pessoas que as fazem não são novidades para vocês. Não faço parte de grupo político algum e fiz a pergunta por acompanhar todos os blogs de Cabo Frio. Tenho certeza que qualquer pessoa da sociedade que ler as críticas ao PSOL em alguns blogs cabofrienses tem a curiosidade de ouvir o lado de vocês, ao menos foi isso que quis com essas perguntas.
.
Me cabe agora perguntar aos mesmos se tem provas dessa participação que eles citam sem esconder a cara...

Doc Costa disse...

Igor, muito obrigado pela participação e oportunidade de, respondendo sua perguntar, esclarecer para todos essas questões que são levantadas sem nenhum fundamento ou compromisso com a melhoria da situação política de nossa cidade.