quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pela primeira vez, meteorito do planeta Mercúrio foi encontrado na Terra

Meteorito mercuriano é encontrado no Marrocos

Fragmentos da Lua e de Marte já foram encontrados na Terra antes, mas essa é primeira vez que um meteorito de Mercúrio foi achado por aqui.

Com base em dados fornecidos pela sonda Messenger da NASA, o meteorito esverdeado apresenta uma composição semelhante ao que é encontrado no planeta mais próximo do Sol, Mercúrio. Pautado nestes dados, os cientistas acreditam que o material encontrado no sul do Marrocos, no ano passado, pode ter vindo de lá.

Segundo o cientista Anthony Irving, a rocha pesa cerca de 325 gramas, e possui grandes quantidades de magnésio, alumínio e silicatos de cálcio. Elementos estes também encontrados na superfície de Mercúrio.

“Pode ser uma amostra de Mercúrio, ou uma amostra de um corpo menor que Mercúrio, mas que é de Mercúrio”, disse Irving, pesquisador da Universidade de Washington, durante a 44 ª Conferência Anual de Ciência Lunar e Planetária realizada no Texas.

Embora tenha sido encontrada uma proporção elevada de silicato de cálcio, maior do que há atualmente em Mercúrio, segundo Irving, o NWA 7325 poderia ter vindo de uma parte profunda da crosta de Mercúrio, e foi resultado de um impacto há 4,56 bilhões anos, e lançado ao espaço, viajando por muito tempo até encontrar a Terra.


A NWA 7325 é um grupo de 35 amostras de meteoritos que são diferentes de tudo o que já foi visto ou pesquisado, segundo o cientista. Além disso, o meteorito quase não tem composição de ferro, assim como Mercúrio, o que reforça a ideia de que esse material veio de fato daquele planeta.

Se a pesquisa for prorrogada por mais dois anos, como deseja Irving, será possível obter mais informações e uma conclusão definitiva.

Jornal Ciência

Nenhum comentário: