sexta-feira, 24 de maio de 2013

Google compra empresa que gera energia eólica com pipas robóticas

Wing 7, o protótipo da Makani Power, fará parte do GoogleX
A Google comprou uma empresa que gera energia eólica a partir de turbinas voadoras, não por meio das tradicionais torres fincadas no chão. A Makani Power fará parte do Google X, misterioso laboratório de tecnologias avançadas da gigante de buscas de onde saíram os óculos inteligentes Google Glass e os carros que andam sem motorista.

O valor do negócio não foi informado, mas a Google já havia investido US$ 15 milhões na empresa nos últimos anos.

A Makani fabrica espécies de pipas robóticas que suportam várias turbinas eólicas, menores que as tradicionais turbinas fixas. Quando atingido pelo vento, o equipamento alça voo, atingindo altura entre 250 e 600 metros. A engenhoca é controlada por cordas e asas automáticas. Segundo a companhia, o método é mais eficiente porque consome menos material enquanto suporta mais hélices.
Em comunicado postado em seu site, a Makani afirmou que a aquisição daria à companhia “os recursos necessários para acelerar nosso objetivo de tornar o custo da energia eólica competitivo em relação ao dos combustíveis fósseis.”

A Makani é a primeira start-up que a Google compra especificamente para seu laboratório secreto. A aquisição acontece apenas uma semana depois de a Makani completar o primeiro voo autônomo do seu protótipo Wing 7.

O Globo

Nenhum comentário: