segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mais de 78 mil pessoas se candidataram para viver em Marte

Mars  One  Project

Candidatos para viver no planeta vermelho vêm de mais de 120 países; 4 irão por vez a cada ano a partir de 2022

Em duas semanas num período de aplicação de dezenove semanas, mais de 78 mil pessoas se candidataram para se tornarem colonos de Marte em 2023. ‘Mars One’, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de estabelecer um assentamento humano no planeta, anunciou o marco.

“Isso está se transformando no trabalho mais desejado da história”, disse Bas Lansdorp, cofundador e CEO da Mars One, no anúncio. “Esses números nos colocam no caminho certo de nossa meta de meio milhão de candidatos.”

Todos os candidatos têm de pagar uma taxa de inscrição, entre 5 e 73 dólares, dependendo de que país eles vêm, e enviar um vídeo de um minuto que convença “as pessoas ao redor do mundo e o comitê de seleção da Mars One, que você seria um bom candidato para se tornar um dos astronautas da Mars One”, segundo o website da organização.

A viagem a Marte é de sentido único, porque após uma estadia prolongada num ambiente de gravidade inferior a terrestre, o corpo humano não será capaz de se ajustar à maior gravidade da Terra após o regresso, segundo a Mars One.
Os candidatos até agora vêm de todo o mundo, sendo a maioria dos Estados Unidos (17.324), China (10.241) e Reino Unido (3581). Muitos dos candidatos têm menos de 40.

Anders, de 51 anos, um candidato da Suécia, disse em seu vídeo, “Eu frequentemente me imagino entrando a bordo de uma nave espacial e indo explorar o universo. Frequentemente, eu tenho a sensação de que não pertenço aqui, mas de lá em cima, no espaço.”

Katarina, de 23 anos, uma candidata dos Estados Unidos, disse que é uma aventureira e exploradora e cresceu num “ambiente amoroso de ficção-científica”.

“Eu sempre sonhei em ser uma astronauta e ser capaz de explorar novos planetas”, disse ela. “Eu quero ir a Marte para aprender coisas incríveis e compartilhá-las com a Terra e, assim, ajudar a inspirar pessoas a continuarem explorando o espaço e expandindo os limites do conhecimento humano e do que podemos alcançar.”

Haverá quatro rodadas de seleção: durante a primeira rodada, o comitê de seleção da Mars One selecionará “os candidatos mais comprometidos, criativos, flexíveis e motivados”, disse o Dr. Norbert Kraft, oficial médico-chefe da Mars One.

Assista ao vídeo


Os líderes da Mars One esboçaram o que procuram em potenciais astronautas:

“Os candidatos precisam ter pelo menos 18 anos de idade, ter um profundo senso de propósito, vontade de construir e manter relacionamentos saudáveis, capacidade de autorreflexão e habilidade de confiar. Devem ser flexíveis, adaptáveis, curiosos, criativos e inventivos. Mars One não está à procura de habilidades específicas, como médicos, pilotos ou geólogos. Ao invés disso, os candidatos receberão um mínimo de oito anos de treinamento extensivo quando empregados pela Mars One. Embora qualquer tipo de educação formal ou experiência no mundo real possa ser um trunfo, todas as habilidades necessárias em Marte serão aprendidas durante o treinamento.”

Após receber todas as aplicações (a candidatura online é possível até 31 de agosto de 2013), os revisores regionais selecionarão em torno de 50-100 candidatos de diferentes regiões da Terra para uma segunda rodada.

O processo de seleção acabará em 2015 com 28-40 candidatos, que treinarão para a missão única por cerca de sete anos. Na primeira missão, prevista para decolar em 2022 e chegar em 2023, quatro astronautas serão enviados. Os outros grupos de quatro seguirão a cada ano.
A primeira missão está prevista para custar cerca de US$ 6 bilhões e a organização está à procura de financiamento para pagar os potenciais fornecedores para fazerem estudos conceituais do projeto e calcularem mais precisamente os custos do empreendimento.

Mars One planeja construir na Terra uma réplica do assentamento a partir deste ano. Uma missão de abastecimento, que terá uma nave de carga indo a Marte com suprimentos, como painéis solares, está programada para decolar em 2016. A primeira sonda pousará em 2018, se tudo ocorrer conforme o planejado, e, em 2021, seis “aterrissadores” – duas unidades vitais, duas unidades de suporte de vida, uma segunda unidade de suprimentos e outra sonda – estão programados para chegar em 2021 (veja as fotos para ter uma noção dos “aterrissadores”).

Espera-se que tudo esteja pronto até que os próprios astronautas cheguem ao planeta vermelho em 2023.

Ficou interessado? Faça sua inscrição.

Epoch Times

Nenhum comentário: