quinta-feira, 20 de junho de 2013

Commentariolus: Manifestação Passe Livre


1) A Manifestação ontem contou com aproximadamente 3mil pessoas. A grande maioria de estudantes. Foi muito bonito ver essa juventude toda mobilizada. PARABÉNS!!!

2) Encontrei com alguns de meus alunos, o que me deixou muito orgulhoso, e alguns colegas professores (poucos). A galera do PSOL Cabo Frio estava toda lá (como sempre esteve em todas as demandas populares), inclusive Claudio Leitão e Rogério Carvalho. Ficou nítida a presença de pessoas ligadas ao governo e ao grupo dos mendes, inclusive alguns candidatos a vereador nas últimas eleições.

3) A PM se posicionou na prefeitura esperando que as pessoas seguissem naquela direção, mas uma vez posta em marcha, a manifestação seguiu seus próprios rumos! O som que arrumaram estava uma bosta, verdade seja dita, qualquer pessoa com um daqueles megafones de R$1,99 tinha mais alcance do que os que usavam o microfone do carro de som.

4) Um grupo tentou "controlar" os rumos da passeata, mas deu com os burros n'água. Queriam que as pessoas fizessem o contorno na Só Rações e voltassem para a praça Porto Rocha, mas os manifestantes seguiram para a garagem da Salineira, onde gritaram palavras de ordem contra a empresa e suas tarifas. 

5) Tinha uma pessoa que ficava toda hora pedindo para os manifestantes sentarem e claro que ninguém obedecia! Tá de sacanagem, o pessoal levou 20 anos pra se levantar e agora fica um zé prego pedindo pras pessoas sentarem?! É Manifestação, é revolta popular, é todo mundo de pé mesmo!!!

6) Um grupo de 30 a 40 policiais estava na garagem da Salineira para "garantir a segurança" dos manifestantes, afinal de contas, essa empresa é famosa pelo maus tratos contra a população. Só discorda disso quem não anda de ônibus!

7) Um grupo de manifestantes ficou em frente da garagem da Salineira, cerca de 1000 pessoas, ou como disse o camarada Thiago - "umas 20 salas de aula de escola estadual", Outro grupo, maior, seguiu para a garagem da 1001. Eu fiquei com o grupo na Salineira até a dispersão e não soube do outro grupo.

8) Quando um representante da empresa apareceu e chamou representantes do movimento para conversar o que se ouviu foi um clamor geral por audiência pública! A professora Denize Alvarenga apareceu por lá orgulhosa de suas novas tatuagens em comemoração por seu aniversário. Parabéns, camarada!

9) A Salineira queria marcar para 2ª feira uma audiência com as lideranças do movimento, mas quem estava lá preferiu decidir os rumos do movimento numa nova reunião com mais representatividade. Nesse momento deveria ter umas 50 pessoas, no máximo, e a polícia já tinha ido embora.

10) Ficou decidido que haverá uma nova reunião, nesta 5ªfeira 20/06, na praça Porto Rocha às 16h.  

Nenhum comentário: