sábado, 8 de junho de 2013

Idelber Avelar: Quebrando a "turminha" escandalizada


'Bora quebrar uma incoveniente aqui para a turminha que se escandaliza horrores com meia dúzia de janelas quebradas em protestos populares nas ruas? 'Bora então. 

NENHUMA das conquistas da democracia -- atenção, estou falando de democracia liberal, burguesa, não de comunismo, anarquismo, ou nada parecido --, NENHUMA das garantias do Estado Democrático de Direito foi efetivada sem protestos brutalmente violentos. 

Você gosta do seu 13° salário? Sangue pra caralho jorrou para que você o tivesse. Curte as suas férias? Estude História e descubra que elas foram conquistadas na porrada. Acha bacana ter o direito de votar? Muito mais do que janelas foram quebradas para que você o tivesse. É mais que justo ter o direito de se divorciar de alguém com quem você não quer mais viver? Protestos violentos aconteceram para que isso se conquistasse também. 

Então, se você acha legal e justo ter 13° salário, férias, divórcio, voto e direito à greve, poupe-nos do mimimi porque meia dúzia de janelas foram quebradas em protesto. Nenhuma das garantias democráticas que você tem hoje foi conquistada sem que algo muito mais violento acontecesse.

Idelber Avelar via facebook

Nenhum comentário: